CERN — the European Organization for Nuclear Research

Particles4U (Português)

Young researchers

A competição Particles4U

Particles4U é uma competição para jovens estudantes e professores organizada pelo IPPOG e patrocinada pela Sociedade Europeia de Física (EPS). No IPPOG somos cientistas, comunicadores e educadores, comprometidos com a divulgação da física de partículas em todo o mundo.

O Desafio

Se é um estudante ou um professor numa escolar básica ou secundária, então temos um desafio para si. Crie uma ferramenta educacional,  engraçada e inspiradora, que mostre como é que a física de partículas está presente na vida do dia a dia. Pode ser um objeto, protótipo, plano de aula, atividade, jogo, experiência, ou ainda um trabalho artístico. Use a sua criatividade! Mas não se esqueça de incluir o aspeto educacional – algo que possa passar a mensagem de que a ciência e com ela as partículas elementares são uma parte fundamental das nossas vidas.

Quem pode participar?

Há duas categorias: uma categoria primária para alunos mais novos (até 12 anos de idade, inclusive) e respetivos professores, e uma categoria secundária para alunos mais velhos (idade igual ou superior a 13 anos) e seus professores. Indivíduos, grupos, turmas, e ainda grupos de turmas, de qualquer parte do mundo são convidados a participar. Isto inclui futuros artistas, músicos e escritores, bem como mágicos da matemática e da ciência. O objetivo é mostrar ao resto do mundo como é que a física de partículas está em toda a parte e como afeta as nossas vidas de muitas maneiras diferentes.

Os Prémios

As duas melhores contribuições em cada categoria serão premiadas com:

  • A visita de um físico de partículas do IPPOG, que poderá apresentar uma introdução à física de partículas adequada ao nível e que responderá às suas perguntas (na sua língua nativa sempre que possível);
  • Um presente especial do CERN e um certificado do prémio para cada membro da equipa, em reconhecimento do seu sucesso.
  • Para os professores das duas melhores equipas ou alunos na categoria secundária, será oferecido um detetor de partículas funcional, que pode ser ligado a um computador usando um navegador de internet, para medir os raios cósmicos na sala de aula

Como participar

Por favor preencha este formulário de registo até 7 Janeiro 2018 incluindo o seguinte:

  • Uma descrição escrita da sua contribuição criativa, incluindo os objetivos e a audiência alvo;
  • Imagens e/ou Filmes que nos possam ajudar a perceber melhor a sua utilização e capacidades;
  • Qualquer outro material de suporte que lhe pareça relevante para a avaliação.

Ansiamos por ver as vossas ideias criativas!

Contate-nos

Para quaisquer questões ou ajuda com o seu projeto, por favor contate a equipa do IPPOG em ippog.info@cern.ch.