ACTIVITY

Particles 4U

Projects for High School Students

There are several projects around the world that address young people and teachers, to give them the opportunity to explore cosmic particles. These projects are presented below. For further information, please visit the websites.

Particles 4U

A arte é baseada em princípios matemáticos claros, como proporção e harmonia. Ao mesmo tempo, os físicos têm de ser inovadores, ter ideias, ter imaginação.” Fabiola Gianotti, Diretora-Geral do CERN.

A IPPOG Particles4U Competition é um desafio para estudantes e professores de escolas secundárias, para usarem a sua criatividade e ajudar o IPPOG – International Particle Physics Outreach Group – a trazer ao mundo o entusiasmo da Física de Partículas.

Particles4U

Particles4U é uma competição para jovens estudantes e professores organizada pelo IPPOG e patrocinada pela Sociedade Europeia de Física (EPS). No IPPOG somos cientistas, comunicadores e educadores, comprometidos com a divulgação da física de partículas em todo o mundo.

O Desafio

Se é um estudante ou um professor numa escolar básica ou secundária, então temos um desafio para si. Crie uma ferramenta educacional, engraçada e inspiradora, que mostre como é que a física de partículas está presente na vida do dia a dia. Pode ser um objeto, protótipo, plano de aula, atividade, jogo, experiência, ou ainda um trabalho artístico. Use a sua criatividade! Mas não se esqueça de incluir o aspeto educacional – algo que possa passar a mensagem de que a ciência e com ela as partículas elementares são uma parte fundamental das nossas vidas.

Quem pode participar?

Há duas categorias: uma categoria primária para alunos mais novos (até 12 anos de idade, inclusive) e respetivos professores, e uma categoria secundária para alunos mais velhos (idade igual ou superior a 13 anos) e seus professores. Indivíduos, grupos, turmas, e ainda grupos de turmas, de qualquer parte do mundo são convidados a participar. Isto inclui futuros artistas, músicos e escritores, bem como mágicos da matemática e da ciência. O objetivo é mostrar ao resto do mundo como é que a física de partículas está em toda a parte e como afeta as nossas vidas de muitas maneiras diferentes.

Os Prémios

As duas melhores contribuições em cada categoria serão premiadas com:

  • A visita de um físico de partículas do IPPOG, que poderá apresentar uma introdução à física de partículas adequada ao nível e que responderá às suas perguntas (na sua língua nativa sempre que possível);

  • Um presente especial do CERN e um certificado do prémio para cada membro da equipa, em reconhecimento do seu sucesso.

Para os professores das duas melhores equipas ou alunos na categoria secundária, será oferecido um detetor de partículas funcional, que pode ser ligado a um computador usando um navegador de internet, para medir os raios cósmicos na sala de aula.

Como participar

Por favor preencha este formulário de registo até 7 Janeiro 2018 incluindo o seguinte:

  • Uma descrição escrita da sua contribuição criativa, incluindo os objetivos e a audiência alvo;

  • Imagens e/ou Filmes que nos possam ajudar a perceber melhor a sua utilização e capacidades;

  • Qualquer outro material de suporte que lhe pareça relevante para a avaliação.

Ansiamos por ver as vossas ideias criativas!

Contate-nos

Para quaisquer questões ou ajuda com o seu projeto, por favor contate a equipa do IPPOG em ippog.info@cern.ch.